15 dicas imprescindíveis para você garantir a beleza dos fios nos dias mais quentes
Manter o cabelo de seus sonhos na estação mais quente do ano é complicado: o sol queima, o calor murcha ou arrepia, a água do mar resseca e a piscina rouba o brilho e os pigmentos. Mas todo esforço vale a pena para deixá-lo sensual e tão bem cuidado. Siga à risca todas as nossas dicas e arrase sob o sol!
Comer, comer, comer...
Sem nutrientes, os fios logo perdem a saúde, a beleza e o viço. Coloque no prato peixes, carnes magras, leite e ovos, alimentos ricos em vitamina B6, necessária para a formação de queratina e melanina, que constituem o fio. Capriche no suprimento de ferro, mineral presente em carnes vermelhas, feijão, lentilha, beterraba, brócolis, espinafre e outros vegetais de folhas escuras. Além disso, frutas, legumes e verduras antioxidantes (como abacaxi, acerola, caju, cenoura, laranja, limão, maracujá, melancia, morango, tomate e uva) ajudam a deixar sua cabeleira bonita.
Você pode aproveitar os raios da manhã para hidratar os fios. Lave a cabeça, aplique um condicionador termoativado e deixe secar ao sol. Nesses produtos, os nutrientes são potencializados com o calor. Os fios vão ficar macios e brilhantes.
Pente fino
Na praia, troque o pente de madeira por um de plástico. Os fungos da madeira molhada podem danificar os fios.
Água de beber
Água de beber
Beba pelo menos 2 litros de líquidos por dia - inclua nessa soma bebidas isotônicas, como água-de-coco e Gatorade, sucos de frutas e chás gelados. Seus cabelos agradecem.
Faça a coisa certa
No verão você sua mais e as glândulas produzem oleosidade em dobro. Então, trate de limpar suas escovas de cabelo a cada dois dias. Retire os fios, lave com sabonete neutro e água. Depois, deixe de molho com mais água e sabonete por dez minutos. Seque com secador ou ao sol para não criar mofo.
Mantenha a área limpa
Sol, vento, areia, água salgada ou clorada desgastam a camada protetora dos fios. Areia pode causar microfissuras e, aliada ao vento, funciona como uma espécie de lixa, deixando o cabelo ressecado, quebradiço e sem brilho. Água salgada também desidrata, a clorada esverdeia... A melhor estratégia de ataque é tomar uma ducha sempre que possível e lavar cuidadosamente quando chegar em casa.
Para reanima
Se as pontas estiverem espigadas demais, passe um pouco de condicionador antes de entrar no banho. A estratégia protege da ação detergente do xampu, que às vezes resseca os fios.
Cores em destaque
Todos os tons desbotam com o sol quando não são protegidos devidamente. Os que apagam mais rápido são os avermelhados, seguidos de castanhos, mel e loiros. Fios claros costumam ficar mais luminosos, mas altas doses de sol os transformam em palha. Se você for loira natural ou castanho-clara e quiser avivar o tom, use produtos à base de camomila.
De sol a sol
Não abra mão de um creme com filtro solar específico para praia ou piscina. Ele funciona como um protetor solar comum. Isto é, forma uma barreira química que suaviza a penetração dos raios no cabelo. Aplique meia hora antes de se expor ao sol.
Idéia brilhante
Uma bela massagem na cabeça ativa a circulação e nutre o bulbo capilar. Resultado: cabelo mais brilhante e saudável. Pelo menos uma vez por semana, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, deslocando-o. É também muito relaxante.
Operação fecha-escamas
Quando agentes agressores atacam, as escamas que revestem e protegem o fio se abrem e deixam os nutrientes sair. Conclusão: o cabelo fica poroso, arrepiado, ressecado, difícil de desembaraçar. E, assim, nada de refletir a luz, nada de brilho! O primeiro passo para manter a cutícula fechada é protegê-la. Mas um antigo truque ainda funciona: água bem fria no último enxágüe.
Desarme!
Quem tem cabelo armado deve evite passar as mãos na cabeça, pois isso os arma ainda mais. Adote um condicionador leave-in e produtos à base de silicone, que formam uma película ao redor dos fios, diminuindo o atrito e amenizando o problema.
Lava-rápido
Se o seu cabelo está muito seco, mas você gosta de lavar para poder amansar os cachos, não utilize xampu todos os dias. Dia sim, dia não, só molhe e passe condicionador nas pontas. Assim não vai ressecá-lo demais com os detergentes dos xampus.
Hidratar, hidratar, hidratar...
Os crespos costumam ser bem secos. E no verão a situação piora muito. É importantíssimo hidratar uma vez por semana com máscaras capilares potentes (com colágeno, queratina, ceramidas, vitamina E etc.) para o fio ficar mais resistente, livre de pontas duplas e bem macio. No dia-a-dia, um leave-in especial, com agentes hidratantes e, claro, filtro solar.
Fonte: M de mulherCRÉDITOS E FONTE DAS IMAGENS:
http://dicasdemulhervirtuosa.blogspot.com/2009/11/garanta-beleza-dos-fios-nos-dias-mais.html 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A opinião de vocês é muito importante para aperfeiçoar o blog.
Digam aqui a sua opinião sobre o conteúdo visto acima.
Deixe também o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita :)